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Marketing

Budget de marketing: entenda quais variáveis você precisa pra calcular o orçamento ideal

4 outubro, 2018

Uma das coisas mais complexas com a qual precisamos lidar no dia a dia é o dinheiro. Dá um trabalho organizar as contas e ainda fazer sobrar no final do mês para poupar. Esse desafio também vale para os diferentes setores de uma empresa, que precisam ajustar os gastos com o que recebem do financeiro. Isso inclui o departamento encarregado de promover a marca e os produtos ou serviços, que precisa administrar o budget de marketing com eficiência, ou seja, o orçamento disponível para as ações on e off-line.

Como o cenário é, normalmente, de vacas magras, é essencial fazer um planejamento para aumentar as chances de sucesso das estratégias de divulgação. Em outras palavras, não dá para tocar o budget de qualquer jeito. Caso contrário, investir o tanto que as campanhas precisam e chegar até o fim sem precisar apertar o bolso pode ser uma missão quase impossível — isso quando a qualidade não cai, gerando resultados decepcionantes.

Convenhamos, nenhum gestor quer passar por isso, não é? Se você também não quer estar nessa situação, veja as nossas dicas para organizar seu budget de marketing!

Budget de marketing: saiba montar seu orçamento

Faça uma análise SWOT

Esse é um daqueles instrumentos que tornam a vida mais fácil ou, no caso, o orçamento de marketing. Isso porque SWOT é a abreviação para Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats (em português, pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças).

Essa metodologia oferece um modelo para você categorizar vários aspectos internos e externos da sua empresa e fortalecer aqueles itens mais deficientes, promover as qualidades e ainda aproveitar melhor os potenciais do negócio.

Por exemplo, se sua empresa tem um bom relacionamento com clientes, a ponto de ter fãs bem engajados, que tal realizar campanhas no Instagram mais interativas para eles compartilharem e impulsionarem os conteúdos? Você conseguirá alcançar um público maior e, o que é melhor, gastando pouco.

Resumindo: a análise SWOT fornece um roteiro definido e organizado para você gerenciar melhor o seu budget. Legal, não é?

 

Alinhe os times de marketing e vendas

Lembre-se: times desunidos têm mais dificuldades para funcionarem e, consequentemente, mais gastos com retrabalho e correções. Também deixam de aproveitar recursos e o que ambos têm de melhor.

Por exemplo, se sua equipe de marketing tem muitas sobras de materiais de campanhas, por que não oferecer para os vendedores usarem nas abordagens e visitas a clientes? Se o marketing é um time mais econômico, que tal promover atividades colaborativas com o comercial para que esse comportamento passe para o outro setor?

Alinhar os dois times ainda te permitirá cortar gastos que os dois departamentos têm, mas que poderiam ser compartilhados. Para que comprar duas impressoras se uma só pode ser dividida entre as demandas? Isso, é claro, quando o ritmo não for muito intenso nos dois setores. Se esse não for o seu caso, vale refletir sobre a ideia.

 

Utilize métricas de desempenho

Você dificilmente saberá se o seu orçamento está sendo bem aproveitado se não analisar as métricas relacionadas a ele. E não vale ficar só na intuição! É preciso registrar cada gasto e cada entrada para, depois, verificar qual foi a porcentagem de desperdício, de compras erradas, de despesas desnecessárias etc.

Com esses dados, você pode estabelecer metas financeiras mais eficientes para sua equipe cumprir.

Aperfeiçoe o estudo de personas

Para maximizar o seu budget de marketing, é preciso estudar melhor as personas do seu negócio, isto é, os clientes ideais para o seu produto ou serviço. Isso permitirá direcionar suas campanhas e ações para elas, evitando gastar com materiais e abordagens que não darão resultados para a empresa.

A economia gerada pode dar uma boa folga para o seu orçamento, além de criar espaço de manobra para investimentos naquele que é, de fato, seu público-alvo.

Não ignore o comportamento dos concorrentes

Não trate sua empresa de forma isolada, como uma “ilha” no mercado. Os concorrentes estão aí, aplicando estratégias de marketing o tempo todo para abocanhar um público que poderia ser seu. Então, fique de olho neles e — especialmente em relação ao budget de marketing — tente descobrir quais ações eles executam e quanto gastam com elas.

O benchmarking, processo de pesquisa pelas melhores práticas em um segmento, pode ajudar você a aplicar estratégias mais certeiras de divulgação e promoção.

Saiba aonde você quer chegar

É preciso ter metas e objetivos para chegar nos resultados desejados pela empresa. Assim, será possível organizar melhor o orçamento para campanhas de marketing, canais de comunicação, mídias online e off-line, entre outras ferramentas ou ações que realmente poderão contribuir para os propósitos do negócio.

Se você não souber o que precisa alcançar, provavelmente vai investir “às cegas” nas campanhas e dificilmente conseguirá montar um bom planejamento orçamentário. Tatear no escuro em um mercado cada vez mais competitivo não é uma boa ideia. Você tem grandes chances de perder dinheiro e tempo com ações que não vão acrescentar nada.

Conheça as tendências da sua área

Fique de olho nas tendências do seu setor. Você poderá descobrir formas criativas de divulgar o seu negócio e por custos menores. Monitore redes sociais, acompanhe informativos do seu segmento e também sobre novas tecnologias, leia estudos sobre comportamento dos consumidores etc.

Quanto mais atento ao que acontece ao seu redor, maiores as possibilidades de você encontrar ações divertidas e econômicas para promover seus produtos ou serviços, além de sua marca. E arrisque pô-las em prática sempre que puder. De nada adianta encontrar aquela ideia maravilhosa, cheia de potencial para gerar negócios, se não for aproveitá-la.

Equilibrar o salário com as despesas da casa e da vida é uma tarefa que precisamos encarar diariamente. A mesma coisa precisa ser feita na hora de gerir o orçamento de marketing da sua empresa. Se sentir dificuldades para organizar gastos, fazer estimativas e separar recursos para campanhas ou ações de comunicação, é importante procurar uma agência especializada. Uma empresa com know-how poderá ajudar você nessa missão e ainda contribuirá para que desenhe estratégias precisas, conquistando bons resultados e otimizando gastos.

Ficou com dúvidas sobre como administrar melhor o seu budget de marketing? Entre em contato com o nosso time de especialistas e descubra como podemos ajudar você!

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