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Marketing

Afinal, como o marketing local pode ser usado na sua estratégia digital?

11 outubro, 2018

Quando pensamos em marketing, o comum é que imaginemos ações promocionais que possam alcançar centenas, se não milhares, de usuários em diferentes regiões de um país. Se incluirmos as abordagens digitais, então a escala potencial chega a nível mundial. Mas você não precisa ir tão longe nas suas campanhas para aumentar suas vendas. Basta focar em marketing local!

Essa modalidade tem se fortalecido por trazer clientes mais qualificados e ainda potencializar as qualidades de uma empresa. Por exemplo, a agilidade nas entregas, pois suas vendas são impulsionadas em sua região, onde ela pode enviar produtos rapidamente.

Dá até para melhorar a venda de itens culturais de uma região, que são buscados pelos que ali vivem. Sabe aquela comida típica que só tem onde você mora? Então, com o marketing local, um restaurante que oferece essa delícia pode promovê-la para os apaixonados por ela em seu bairro.

Deu para compreender como é possível melhorar os resultados da sua empresa e ainda conseguir uma clientela mais conectada com o seu negócio? Se ficou com dúvidas, sem problemas. Separamos mais vantagens e dicas de marketing local a seguir. Confira!

Invista na segmentação

Nos dois exemplos acima as organizações menores podem ser as mais beneficiadas, ou seja, se você tem um negócio pequeno, talvez o marketing local seja a sua saída para competir com as grandes empresas. Quer saber como melhorar isso? Investindo em segmentação geográfica!

Isso porque um dos pilares do marketing local é justamente essa ação, ou seja, afunilar o público até chegar naqueles consumidores que moram, trabalham ou transitam perto do seu estabelecimento.

Dessa forma, será possível promover produtos, serviços ou a marca da empresa para esse público-alvo, aumentando as chances de atraí-los para o seu negócio.

Priorize os consumidores importantes

Dentro do grupo de clientes e potenciais clientes perto da sua empresa, existem alguns consumidores que podem ser mais importantes para o negócio. Normalmente, eles correspondem às suas personas, que são o sonho de qualquer organização.

Sabe aquele perfil agradável de negociar, que está interessado no que você tem a oferecer e que ainda corresponde às características financeiras, sociais e demográficas mais desejadas pela sua equipe? Então, ele mesmo.

Todavia, para conseguir atingi-lo com estratégias de marketing local, primeiro você precisa definir quem são eles. Após isso, suas ações precisam ser baseadas em seus hábitos, características e canais de comunicação mais utilizados que sejam compatíveis com suas abordagens de divulgação.

Por exemplo, uma loja de roupas voltada para adolescentes pode segmentar campanhas no bairro em que ela está, dentro de redes sociais mais frequentadas por jovens.

Use o marketing digital

Por falar em redes sociais, lembre-se de incluir os canais virtuais nas suas campanhas de marketing local. Isso envolve, além das redes, blogs, sites, e-mail marketing etc. Quanto mais presente o seu negócio for no ambiente online, mais chances ele terá de alcançar os clientes que, curiosamente, moram ao lado.

Engraçado, não é? Mas sim, hoje em dia, grande parte das pessoas está na Internet — no Brasil, são 116 milhões — sendo que, às vezes, pode ser mais fácil impactar o seu vizinho no meio virtual do que empregando recursos físicos. Porém, se puder combinar os dois, melhor ainda.

 

Empregue ferramentas de geomarketing

As ferramentas de geomarketing são importantíssimas nas estratégias de marketing local. Isso porque elas podem mostrar a localização de sua empresa em mapas de GPS e em outros mecanismos, permitindo que os usuários encontrem seu negócio mais facilmente.

Para se ter uma ideia, só o Google Maps já conta com 1 bilhão de usuários no mundo, enquanto o Waze tem mais de 100 milhões, sendo que o Brasil é o seu segundo maior mercado. É muita gente!

Há ainda métricas que podem ajudar sua empresa, como as que apontam os locais frequentados por clientes, o tempo de permanência neles e a indicação atual de alguns deles. Isso também pode ser explorado pelas suas estratégias de marketing para tornar suas abordagens mais eficientes e precisas.

Portanto, lembre-se de incluir esses instrumentos nas suas campanhas de promoção e divulgação de produtos ou serviços do seu negócio.

Explore as oportunidades das plataformas digitais

É importante aproveitar as oportunidades geradas nas mídias e plataformas digitais, como YouTube, Twitter, Facebook etc. Nesses ambientes, dá para segmentar anúncios por diferentes critérios, como localização geográfica.

Dessa forma, você consegue impulsionar publicações para as pessoas que moram na sua região ou que acessam esses canais nas proximidades do seu estabelecimento. É possível, ainda, firmar parcerias com influenciadores digitais — personalidades que reúnem milhares ou milhões de seguidores e que podem divulgar o seu negócio para suas bases de fãs.

Concentre suas ações nos microinfluenciadores

Por falar em influenciadores, para alcançar uma localidade menor, porém com maior eficiência, você ainda pode investir nos microinfluenciadores. Eles são pequenos, mas são certeiros! Não entendeu? Digamos que você tenha uma empresa de artigos voltados para surfe. Seu objetivo é alcançar os praticantes dessa modalidade na sua redondeza.

Então, você procura e encontra um youtuber, com alguns milhares de inscritos, que é uma referência em surfe na sua cidade. Ele dá dicas sobre o esporte alinhadas com as melhores praias para praticá-lo, que, inclusive, podem envolver a região em que está o seu estabelecimento.

Sendo assim, por que não contratá-lo para divulgar alguns de seus produtos? Você poderá não só atrair os moradores do seu entorno, como também turistas que estejam passando pela sua cidade e que curtem surfar.

Invista em microinfluenciadores mesmo se tiver uma empresa maior

Não pense que a dica anterior vale apenas para pequenos negócios, pois as grandes empresas também podem se beneficiar dos microinfluenciadores! Isso porque sua base de seguidores costuma ser fiel, o que é interessante para quem deseja atingir um público segmentado e com grandes chances de comprar os produtos ou serviços anunciados pelo influenciador.

A pesquisa youPIX Influencers Market 2016 traz dados interessantes sobre a taxa de engajamento média gerada pelos microinfluenciadores no Instagram. Segundo ela, quem tem:

  • de 400 até 500 seguidores, atinge 7,8% de engajamento;
  • de 900 e 1100 seguidores, obtém 3,4% de engajamento;
  • de 4,8 mil a 5,2 mil seguidores, consegue 3,5 % de engajamento.

Por outro lado, aqueles com 900 mil a 1,1 milhão de seguidores, considerados grandes influenciadores, ficam com 1,8% de taxa média de engajamento, ou seja, a menor delas.

Para quem está de olho em um nicho, investir nos pequenos também pode ser muito vantajoso, mesmo que o número total de fãs atingido seja, em termos absolutos, inferior aos dos maiores. Isso porque  82% dos consumidores têm grandes probabilidades de seguirem uma indicação de um microinfluenciador, segundo um estudo da Experticity.

A situação fica ainda melhor para quem comercializa bens de alto valor agregado, já que poderá alcançar justamente o público com o poder de compra desejado. Nesse caso, podemos dizer que o microinfluenciador já fez todo o trabalho de juntar as personas do seu negócio em um só local, ou seja, em sua base de seguidores na mídia social em que atua.

Aplicar estratégias de marketing local pode trazer muitos benefícios para o seu negócio, especialmente se ele ainda for pequeno e estiver se desenvolvendo. Por fim, uma dica rápida: se quiser otimizar as potencialidades desse tipo de abordagem, é recomendado buscar a parceria de uma agência full service.

Ela pode contribuir com o know-how necessário para otimizar a escolha das melhores ações de marketing local para a sua empresa. Você pode construir uma parceria de sucesso enquanto torna sua empresa conhecida na sua região.

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