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Marketing

Adote o marketing social e deixe uma marca positiva no mundo

15 agosto, 2019

Engana-se quem pensa que para ser um bom empreendedor basta saber administrar um negócio e obter lucros a partir disso. Bons empreendedores são aqueles que buscam transformar a sociedade ao seu redor através de ações da sua empresa. 

Você sabia que 50% dos consumidores brasileiros se declararam adeptos em apoiar ou punir empresas com base na sua participação social? Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ethos mostrou que 24% dos consumidores preferem adquirir produtos ou serviços de empresas que praticam ações de responsabilidade social em detrimento daquelas que não possuem essa preocupação.

Diante desses dados, fica claro que a responsabilidade social pode ser uma ótima oportunidade de mercado para as empresas. Quer se destacar frente a concorrência e ainda deixar uma marca positiva no mundo? Continue lendo o nosso post e saiba por onde começar!

O que é marketing social?

De maneira geral, o marketing vem passando por diversas mudanças ao longo da sua história. Se antes o foco estava em convencer o público a todo custo, agora, o objetivo passou a ser o de conquistar os clientes, através de informações úteis ao longo de toda sua jornada de compras

Nascido nos anos 70, o marketing social surgiu quando Philip Kotler e Gerald Zaltman perceberam que os princípios do marketing tradicional poderiam ser usados para causas sociais, através da promoção de ideias, atitudes e comportamentos conscientes e focados no bem-estar coletivo.

Marketing social, como a própria expressão indica, é um conjunto de ações realizadas por uma empresa visando causas sociais e não comerciais. Dessa forma, em vez de focar na venda de produtos ou serviços, ou na reputação da marca, ela se promove a partir de ideias e atitudes.

O objetivo de toda campanha de marketing social é o de atenuar ou eliminar algum problema ou desigualdade social, relacionado principalmente às questões de saúde pública, transportes, trabalho, educação ou até mesmo algo relacionado ao seu target. 

A ideia é envolver a população em uma causa que ela se identifique, funcionando justamente por não serem motivadas por interesses comerciais, mas, sim, genuínos, de uma causa social.

Existem diversas maneiras de praticar o marketing social: através de doações materiais ou financeiras a entidades carentes, divulgando alguma ação e chamando o público colaborar e participar, patrocinando projetos sociais existentes ou criando seus próprios projetos, entre outras.

Uma empresa que pode ser vista como um agente transformador é ótimo tanto para as pessoas que se beneficiam dessas ações, quanto para o empreendimento, que passa a ser visto como uma marca que tem empatia e que se importa com a sociedade.

Hoje, os consumidores não querem somente uma empresa que apenas venda um serviço ou produto. As pessoas estão em busca de marcas que sejam socialmente responsáveis e que mostrem seu valor não apenas nos produtos e serviços que oferecem, mas que também façam parte das mudanças que propõem.

Qual a importância do marketing social? 

Estamos vivenciando uma verdadeira revolução nos hábitos de consumo. Na chamada Era da Informação, na qual o público tem todas as informações na palma da mão, é preciso encontrar novas maneiras de se diferenciar da concorrência.

Do ponto de vista mercadológico, o grande benefício de trabalhar o marketing social dentro das empresas está na conquista do cliente. Ele é justamente o ponto chave para esse novo mercado de consumidores.

Desta forma, o engajamento social está deixando de ser mais um diferencial competitivo e passando a ser parte obrigatória para as empresas que querem se manter em alta no mercado.

Já deu pra perceber o quanto o marketing social é importante, né? Defendendo causas importante e que tenham fit com o seu negócio é possível conquistar novos clientes, criar relacionamentos mais significativos e duradouros com seus consumidores, aumentar o índice de fidelização e, consequentemente, gerar mais lucro.

Como colocá-lo em prática?

Para criar uma campanha de marketing social é preciso bastante planejamento. Realizar pesquisas de mercado, estabelecer metas, traçar objetivos e mensurar resultados são alguns pontos que precisam ser levados em conta na hora de criar o seu projeto ou ação.

Separamos pra você um passo a passo de como se organizar na hora de planejar o seu marketing social:

Escolha uma causa

Primeiramente, você deve identificar quais são os valores da sua marca, em seguida, mapeie quais causas possuem alguma relação com esses valores e com o seu público-alvo. A ideia aqui é encontrar questões em comum entre empresa e consumidor, para então, achar uma causa coerente e relevante com sua empresa.

Porém, tente escolher um problema de cada vez para que você consiga ter foco. É claro que existem diversas causas a serem exploradas, mas quanto mais específica for sua meta, mais fácil será de definir seus planos.

Não deixe de fazer pesquisas de mercado e traçar metas e objetivos claros para sua ação. Ela deve ser colocada em prática da mesma maneira que qualquer outro plano de marketing.

Defina como irá trabalhar

Você deverá escolher a maneira como irá colocar suas ações em práticas, se será independente ou em parceria, por exemplo. Se contará com doação de produtos, serviços ou dinheiro, se irá promover um evento ou não. Enfim, as possibilidades são inúmeras. Caso sua empresa não seja de grande porte, você também poderá começar doando para uma entidade que irá fazer o trabalho na prática. 

Divulgue suas ações

Pense em estratégias que atraiam a atenção para a causa que você está apoiando. É muito importante conseguir engajar seu público na sua proposta.

Pode parecer banal, mas não deixe de investir em campanhas de anúncios que divulguem suas ações, pois mesmo que você tenha um público altamente engajado, ao pensarmos amplamente, não queremos atingir apenas as pessoas que já conhecem a nossa marca.

Assim que suas campanhas atingirem mais pessoas e elas perceberem o valor naquilo que você está fazendo, todo investimento terá retorno. E apesar do dinheiro não voltar necessariamente para você, o valor social dessas ações ficará em seu negócio.

O marketing social é pra você?

Uma marca não é tão bem sucedida se ela não pensa em maneiras de modificar pequenos problemas rotineiros de quem a acompanha.

Se você tem um negócio, seja ele online ou físico, saiba que o marketing social é uma ótima maneira de ajudar positivamente as pessoas e, ao mesmo tempo, divulgar mais sua marca.

E você? Tem alguma causa que sua empresa já apoia? Conta para a gente aqui nos comentários os tipos de ações que vocês mais usam!

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