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8 razões para você inserir o monitoramento de marca na sua estratégia

26 dezembro, 2019

Com certeza, você já ouviu falar em monitoramento de marca, não é mesmo? 

Atualmente, a marca circula por muitos lugares, além dos anúncios tradicionais, ela também pode estar presente de diversas formas em outros locais. Por exemplo, você pode ter um blog, um perfil em uma rede social ou até mesmo não estar presente nos meios digitais, mas pode ser citada por seus usuários. 

E como saber o que está acontecendo nesse ambiente se não fizer nenhum tipo de acompanhamento?

É aí que entra o monitoramento de redes sociais. Quer saber se esse serviço é para você? E se ele realmente traz vantagens competitivas para a sua marca? Acompanhe esse post até o fim!

O que é monitoramento de marca?

Estar atento ao que as pessoas estão falando da sua marca na internet é muito importante, sabia?

Além de ter noção do que estão falando nos seus perfis e também realizar o serviço de SAC nesses ambientes, é importante saber o que as pessoas estão falando da sua marca.

E como é possível fazer isso? Monitorando as redes sociais. Afinal de contas, com, a internet,  o poder do boca a boca cresceu de maneira nunca vista antes, especialmente através das ferramentas de redes sociais. 

Por que fazer o monitoramento de marca é importante?

Você sabe que a internet se tornou um lugar onde todo mundo fala de tudo, desde a hora que acordou, o que fez no dia, o que comprou, o que usou e de todas as suas experiências, não é mesmo?

E é aí que entra uma grande vitrine para os produtos e serviços. E pode ser uma vitrine boa ou uma péssima forma de se apresentar, dependendo do que estão falando sobre você e como você está reagindo a isso. 

Por isso, primeiro, você precisa estar lá para saber o que está acontecendo e poder reagir da forma mais adequada possível. 

Para te ajudar melhor a entender os motivos pelos quais você deve monitorar sua marca, separamos alguns aqui. Acompanhe:

Entender como a marca é percebida no mercado

Um dos objetivos mais comuns de realizar um monitoramento de redes sociais é entender exatamente qual é a visão de seus clientes sobre a sua empresa! Imagina um local onde você pode receber todo tipo de feedback sem precisar perguntar!

Utilizando ferramentas especializadas de monitoramento é possível identificar menções positivas, negativas ou até mesmo neutras. Assim, é possível entender como o mercado está enxergando você e o que você faz. 

Isso pode trazer uma infinidade de insights que podem desde melhorar a comunicação assim como aprimorar seu produto ou serviço. 

Estabelecer confiança na marca

Quando você ouve seu cliente, o entende e faz os ajustes que ele precisa ou apenas responde seus questionamentos e o ajuda a resolver seus problemas, você transmite mais confiança para ele. 

Mas você só consegue fazer isso se estiver monitorando o que eles estão falando, não é mesmo?

Receber feedback dos clientes

O sonho das marcas é receber feedback dos clientes para poder aprimorar seus produtos ou serviços, certo? Imagina o produto perfeito, aprimorado por quem usa! Um sonho né?

E monitorar as redes sociais pode trazer todos esses insights para você! Desde ajudar na identificação de estratégias que não estão funcionando até mesmo a obter informações que podem consertar problemas que você nem fazia ideia que existiam e que os usuários acabam encontrando. 

Melhores resultados para o marketing

Quando você monitora o que está acontecendo uma oportunidade que se abre é entender como você pode conseguir backlinks, por exemplo. Além de conseguir também colaboração para o seu próprio conteúdo. 

Além disso, claro, você pode monitorar em tempo real como as pessoas estão reagindo às suas ações promocionais também. E é possível ajustar o que for preciso no meio do caminho, sem que seja necessário esperar a ação acabar para ajustar o rumo. 

Identificar oportunidades de mercado

Se você estiver monitorando o que estão falando de você e também do seu mercado, então você vai saber melhor ainda o que a sua buyer persona quer ou precisa. 

Esta forma, é um ótimo jeito de entrar em uma nova fatia de mercado, por exemplo. 

Evitar crise

Crise é algo muito difícil de evitar, não é mesmo? 

Mas às vezes pode não ser impossível. Se você identifica um problema logo no começo, você consegue contorná-lo antes que ele vire uma crise, de fato.

Então aproveite essa oportunidade, até mesmo para prever possíveis crises e acabar com elas antes que cresçam. 

Criar aproximação com o público

Se você monitora o que está rolando sobre a sua marca nas redes sociais, então você consegue conversar com seu público-alvo. E além disso, claro, você pode se aproximar mais dele, estabelecendo um diálogo e utilizando o marketing de relacionamento para isso. 

Identificar os fãs da marca

Se existe alguma coisa que é imprescindível para o sucesso de qualquer marca são os seus fãs. Eles são poderosos defensores, que entram em ação quando falam mal da sua marca e estão sempre ao seu lado. 

Então por que não se aproximar mais dessas pessoas?

Com a ajuda do monitoramento das redes sociais é muito mais fácil identificar essas pessoas e trazê-las ainda mais para perto de você!

Viu quanta coisa você pode fazer se começar a monitorar sua marca? Então, comece a considerar essa possibilidade e boa sorte!


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