Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Marketing

5 motivos para não comprar seguidores no Instagram

6 dezembro, 2019

Eu, você e todos aqueles que trabalham com marketing digital e tem uma conta no Instagram, temos um objetivo em comum: conseguir cada vez mais seguidores.

É comum, as pessoas acreditarem na ideia de que ter muitos seguidores no perfil é um indício de credibilidade e consequentemente mais confiança em realizar compras online. Diante disso, muitos acabam caindo na tentação de comprar seguidores, em busca de tentar atingir seus resultados mais rapidamente.

Mas você sabia que essa compra de seguidores é uma prática que pode gerar diversos danos para sua marca e ainda mascarar seus resultados? Por isso, listamos 5 fatores para que você não caia nessa cilada.

Falta de engajamento

Quando se compra seguidores, a tendência é ter contas falsas te seguindo. É muito comum ver contas com mais de 10 mil seguidores e ao conferir as postagens, perceber que elas têm uma média de 50 curtidas apenas. Por que isso acontece? Porque esses perfis falsos não vão interagir com a sua marca e isso resultará em uma péssima taxa de engajamento para sua página.

Com essa prática, dificilmente seu perfil receberá comentários e likes nas suas publicações, o que irá acarretar numa perda de alcance, já que o próprio Instagram reduzirá por considerá-lo desinteressante. 

Perda de relevância

Antigamente, o Instagram atualizava os feeds conforme uma ordem cronológica. Depois, com atualizações no algoritmo da rede, a linha do tempo dos seguidores passou a ser composta por uma ordem de relevância.

O algoritmo do Instagram está cada vez mais inteligente e é frequentemente atualizado com o objetivo de oferecer a melhor experiência possível ao usuário. Sendo assim, a plataforma passou a coletar dados com base nas nossas interações, quem a gente segue, o que é curtido e comentado. Com essas informações, ele consegue criar feeds personalizados de acordo com o interesse de cada um.

Diante disso, a entrega do conteúdo está diretamente relacionada com a sua relevância, ou seja, com a interação que a postagem está recebendo. Se grande parte dos seus seguidores são fakes, logo, sua relevância será pequena e o Instagram não se encarregará de dar destaque a sua publicação.

Como resultado, você conseguirá alcançar menos seguidores que realmente se interessem pelo seu perfil, já que suas postagens não serão entregues para muitos usuários, ou seja, no fim das contas, você ainda pode perder oportunidade de enviar sua mensagem para as pessoas que te acompanham verdadeiramente.

Perda de seguidores através de limpezas 

O gasto para comprar seguidores no Instagram é certo, mas a permanência deles em suas conexões não. Como dito anteriormente, o Instagram está sempre pensando em melhorar a experiência de seus usuários. Por isso, há um tempo, a rede social vem realizando buscas constantes para eliminar os perfis falsos.

Com isso, aqueles que fazem uso de bot acabarão perdendo seguidores constantemente e cairão em um ciclo, em que sempre comprão seguidores e sempre perderão com as limpezas.

Ausência de resultados 

Quando uma empresa cria uma conta no Instagram, ela tem como objetivo vender produtos ou serviços, atrair visitantes para seu site ou loja física, ou apenas interagir com seu público.

Ao comprar seguidores, você não terá como mensurar seus resultados de maneira assertiva. Primeiro porque eles não serão 100% reais e segundo que por se tratarem de perfis fakes, eles não terão vontade de acessar seus canais e se tornarem clientes.

Penalizações

Como se já não bastasse todos os pontos negativos já mencionados, quem faz uso de bots para compra de seguidores está infringindo os termos de uso da rede social. Dentre as políticas internas da empresa, está a proibição de práticas que gerem spam ou atrapalhem a boa experiência dos usuários.

Por isso, o algoritmo o Instagram é programado para caçar e eliminar perfis falsos e bots, e contas que possuem um grande número de seguidores desse tipo, se tornam alvo. Em caso de identificação dessas contas, elas estarão sujeitas a serem banidas e excluídas permanentemente da rede social.

Em resumo, ao investir na compra de seguidores você poderá prejudicar a credibilidade da empresa e não terá informações relevantes para o seu negócio. Acompanhe os posts do nosso blog e fique ligado em estratégias orgânicas e de mídias pagas que podem trazer retorno ao seu negócio.



Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Aumente seus resultados agora